sábado, 21 de junho de 2008

provisoriamente provisório

Poucas vezes alguma coisa me incomodou tanto quanto olhar pra minha vida, ao longo dessa semana. Não dá pra explicar, não coube em mim a sensação. Tô num momento de análise, de crítica, de construção. E dói demais, pesa demais, aperta o calo, espeta o ego, coloca em cheque as suas próprias definições.

Minha vida está "instalada em link provisório" há tanto tempo que está me irritando. Irrita o caráter pouco sólido de tudo, a sensação de que nada é real, de que tudo é farsa.

Resultados de uma transição a fórceps da adolescência pra adultice, mas uma transição que, como quase tudo na minha vida, veio meio aos trancos e barrancos, sem muita definição, meio confuso, meio dissimulado, meio adotado, meio postergado, sei lá... De uma adolescente que tava acabando de começar a aprender a se domar, veio filho. Veio responsabilidade. Veio a necessidade de incorporar comportamentos que estavam tão longe de mim, que criou uma dicotomia. É como se eu tivesse evoluído muito em determinados aspectos, pela demanda; e tivesse continuado uma criança mimada em outros, pela obediência ao ritmo de um processo ainda em evolução - ritmo que hoje eu acho que foi até lento demais, pouco incentivado pela noção da rapidez em que os outros "determinados aspectos" estavam se dando, como se fosse uma compensação, ou sei lá...

A questão é, hoje eu tenho um desequilíbrio gritante na minha "balança emocional", e, se por um lado eu sei que dei o máximo de mim pra crescer nos aspectos necessários, por outro, sei que este "máximo", que este esforço constante direcionado, me fez não ver a precariedade do resto. ... E, ainda que explique, uma coisa não justifica a outra.

Bom... e disso tudo conclui-se: minha vida está instalada em link provisório! E não foi este o serviço que eu comprei! E não é este o serviço que eu quero pra mim! Não é este o serviço que eu preciso, entende?

Eu preciso tomar a minha vida na minha mão. Preciso ficar tranquila com ela. Parece que eu tô tão desesperada em olhar pra mim, que tô conduzindo a minha vida como uma batata quente. Vou a colocando pra frente com tapinhas assustados de quem sabe que não pode deixar cair, mas ao mesmo tempo também tem receio de segurar. E não é isso que eu quero. Quero uma confiança macia, de quem conhece, manuseia, de quem sabe onde quer chegar. Quero saber balancear. Quero me dominar. Quero aprender a lidar. Quero saber que cada coisa ocupa um determinado espaço, e quero saber enquadrar. Quero me sentir cada vez mais confortável em mim. Tranquila com a vida. Cada coisa no seu lugar. Quero saber fazer um uso inteligente da minha força, aliás, quero acreditar na minha força, pra poder administrar.

E a vida tem várias etapas. E hoje eu olho pra trás e me orgulho muito de ter conseguido estar aqui. Eu sei que venci cada batalha e que trouxe de cada uma delas o orgulho, a experiência e a consciência. E agora, mais uma percepção. Mais uma insatisfação que veio, no seu tempo, preu poder trabalhar. E eu sei que é trabalho pra vida inteira se conhecer. E cada vez é somada uma nova vertente do eu preu analisar, entender e assimilar. E mesmo que me angustie uma nova percepção, pelo anúncio de um novo caminho a seguir e se aventurar, eu tenho certeza que vou conseguir, e que, daqui a um tempo, eu vou voltar aqui pra falar que eu coube em mim. Que consegui me dominar. Que aprendi a administrar a independência, que consegui a limitar de maneira tranquila as milhões de coisas que jorram em mim e que consegui pôr cada uma delas no seu devido lugar. Enfim.. daqui a pouco eu volto pra dizer que estava "provisoriamente em um link provisório", rs, e que migrei prum link definitivo!!!.... rs...

E ainda que eu saiba que os definitivos também têm problemas e que a conexão também cai de vez em quando (não sou tão romântica assim), vou saber que isso faz parte, assim como também faz se reestabelecer; mas, acima de tudo vou saber que o que eu podia fazer em termos de gerenciamento, consciência e responsabilidade, foi feito. E que a manutenção é bem mais tranquila do que a migração!!!....








Um comentário:

Unknown disse...

Não quero te desanimar não, mas essa sensação de link provisório é natural do ser humano...não acredito que exista alguém que esteja num link definitivo...isso seria estagnação...e o ser humano não sabe o que é isso...sempre espera algo, não sabe bem o que, mas como diria Mr. Holland, citando John Lennon "a vida é o que nos acontece enquanto ficamos fazendo planos". Trate de curtir cada momento deste link, mesmo achando ser ele provisório...Sempre será!!!!!!!!!
Beijão